Seg, 06 de Agosto de 2018 08:23

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) informa que estão abertas as inscrições para o Edital DRI/UFVJM Nº 02/2018, referente ao processo seletivo para concessão de 03 auxílios PROMISAES a estudantes PEC-G.

Os alunos interessados poderão se inscrever até o dia 13 de agosto. Para mais informações sobre os requisitos e critérios de seleção, acesso o edital.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a DRI pelo telefone (38) 3532-1264.

 
Ter, 31 de Julho de 2018 10:14

A Diretoria de Relações Internacionais informa que estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudo de Excelência do Governo Suíço 2019/2020, destinadas a brasileiros ja graduados. As oportunidades abrangem três modalidades acadêmicas:

a)    Doutorado: Candidatos interessados em cursar doutorado em uma universidade suíça com duração máxima de 3 anos;

b)    Pós-Doutorado: Pesquisadores que já possuem um doutorado, que desejam conduzir uma pesquisa de pós-doutorado em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses;

c)    Pesquisa: Candidatos já inscritos em programas nacionais de doutorado, ou médicos que cursam especialização, que estejam interessados em fazer pesquisa em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses.

Os critérios de elegibilidade e mais informações sobre a chamada para o ano acadêmico de 2019-2020 estão disponíveis para consulta na página da Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS). A Embaixada da Suíça ressalta que encontrar uma universidade suíça, o programa de pós-graduação e um(a) orientador(a) é responsabilidade dos interessados.

Todos os interessados que atendam aos requisitos de admissão conforme o tipo de programa escolhido devem solicitar diretamente na Embaixada da Suíça no Brasil os documentos de candidatura, por meio do e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Os documentos de candidatura devem ser impressos e preenchidos para serem devolvidos em três vias à Embaixada até 31/10/2018 (será considerada a data de postagem), juntamente com os documentos requeridos.

Endereço para envio:

Embaixada da Suíça

“Bolsa de Estudo”
SES Av. das Nações, Quadra 811, Lote 41
70448-900 Brasília DF

Mais informações sobre oportunidades de estudo ou pesquisa nas diversas instituições suíças podem ser encontradas nos seguintes sites:

http://www.swissuniversities.ch/en/
http://www.studyinginswitzerland.ch/
http://www.proff.ch/search.hierarchy.school.do?lCode=en

 
Sex, 13 de Julho de 2018 11:32

A Diretoria de Relações Internacionais informa que no dia 17 de julho (terça-feira ), às 16 horas, ocorrerá a palestra sobre a criação de um PartnerCampus na UFVJM, no Auditório da Reitoria no campus JK.

O PartnerCampus é um projeto do Partners of the Americas e tem como objetivo a formação de um grupo de jovens para promoção do voluntariado, intercâmbio cultural e desenvolvimento de projetos para criação de um hemisfério interconectado que maximize o potencial econômico e social e aproveite toda a diversidade das Américas.

Entre alguns dos benefícios do programa, estão:

  • Oportunidades de pesquisa e networking;
  • Intercâmbio internacional, estágio e oportunidades de aprendizagem
  • Desenvolvimento de habilidades profissionais em liderança, como falar em público, gestão e língua estrangeira;
  • Apoio e financiamento a projetos e muito mais!

Se interessou por essa iniciativa? Então participe e conheça mais sobre o projeto!

 
Seg, 02 de Julho de 2018 09:55

A EURAXESS Brazil e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP informam que estão abertas oportunidades oferecidas às instituições e aos pesquisadores brasileiros, no contexto da chamada para Bolsas Individuais (Individual Fellowships - IF) das Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA). EURAXESS Brazil é uma iniciativa da Comissão Europeia com o objetivo de promover a mobilidade internacional de pesquisadores.

EURAXESS Brazil é uma iniciativa da Comissão Europeia com o objetivo de promover a mobilidade internacional de pesquisadores. Entre outras atividades, realizam a promoção e a divulgação dos fomentos da Comissão Europeia para esta mobilidade. O CONFAP foi indicado como Ponto de Contato Nacional (NCP) para o Brasil, no contexto do programa da Comissão Europeia, Horizonte 2020, Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA), voltado para o fomento da mobilidade de pesquisadores de excelência, em nível internacional, por meio de intercâmbios com a União Europeia.

Por emio dessa iniciativa, há a possibilidade de trazer pesquisadores baseados na Europa a fim de realizar um pós-doc de até 2 anos nos laboratórios, integralmente financiados pela UE. As Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA) financiam, entre outras coisas, a mobilidade de pesquisadores experientes (pós-doc), por meio de suas Bolsas Individuais (IF). Há duas modalidades de IF:

  • Do Brasil (ou outro país) para a Europa (MSCA Individual Fellowship / European Fellowship)
  • Ou da Europa para o Brasil (MSCA Individual Fellowship / Global Fellowship).

Você encontrará um guia para os pesquisadores e instituições brasileiras explicando como podem se beneficiar em: http://bit.ly/FocusMSCA.

A chamada MSCA IF 2018 abriu no dia 12 de abril e tem seu prazo final em 12 de setembro de 2018. Mais detalhes em: http://bit.ly/MSCAIF2018.

Assim, a primeira etapa seria entrar em contato com seus parceiros na Europa. Também é possível expressar seu interesse em sediar um candidato à uma bolsa IF/GF, publicando uma hosting offer no portal EURAXESS (consulte o passo a passo em http://bit.ly/HowtoPost_HostingOffers).

 
Seg, 25 de Junho de 2018 09:47

A Diretoria de Relações Internacionais divulga a lista com a relação dos candidatos com inscrição confirmada para realizar o curso do Projeto NINFA – Núcleo de Inglês para Fins Acadêmicos. Se você preencheu o formulário mas seu nome não consta na lista, significa que você está na lista de espera.

Em função do jogo do Brasil no dia 27 de junho, as aulas terão início no dia 04 de julho e serão realizadas todas as quartas-feiras de 14h00 às 17h10 na sala 310 do Pavilhão de Aulas 2.

Aos que tiveram a inscrição confirmada mas por algum motivo não possam mais realizar o curso, pedimos que entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até as 12h00 de amanhã, 26 de junho, solicitando o cancelamento de sua inscrição, para que possamos chamar o próximo candidato da lista de espera.

 


Página 82 de 194